http://www.midiaindependente.org/
http://www.jornada.unam.mx
http://www.asambleapopulardeoaxaca.com/
http://www.oaxacalibre.org/libertad/
http://www.mexico.indymedia.org/tiki-index.php?page=ImcMexico
http://www.ler-qi.org/
A situação na cidade de Oxaca, Mexico, é delicada. O levante popular em Oaxaca começou com a greve de sessão 22 do magistério de Oaxaca (Mexico), que estava pedindo melhores condições de trabalho, aumento de salários e textos gratuitos para os alunos, foi duramente reprimida no dia 14 de junho. Em resposta, inúmeros movimentos sociais começaram a se somar às mobilizações dos professores, e a demanda principal passou a ser a saída do governador Ulisses Ruiz.
Começaram os bloqueios das vias e ocupações de prédios públicos, rádios e TVs, realizações de passeatas e assembléias populares. Em 19 de junho foi formada a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), e desde então vem aglutinando a luta pela substituição do governo estadual de Oaxaca pelo poder do povo organizado de baixo para cima, em assembléias populares.
O Estado de Oaxaca ameaçado, não mediu esforços na repressão e violência. Grupos Para-Militares pró-governo ligados ao Presidente de Direita Luiz Canderón, atacam o povo juntamente com a Policia Federal Preventiva. Mas o povo e a APPO resistiram e resistem bravamente nas ruas, se defendendo e atacando da maneira que podem.
Hoje Oaxaca conta seus desaparecidos e mortos pela repressão. Dentre eles, Brad Will, jornalista voluntário do Centro de Mídia Independente de Nova York. Inúmeras cidades do mundo estão expressando solidariedade e apoio à Oaxaca em manifestações nos consulados do governo mexicano.
!!! SOMOS TODOS(AS) OXACA !!!
!!! SOMOS TODOS(AS) BRAD WILL!!!
“…está claro que isto é mais do que uma greve, mais do que a expulsão de um governador, mais do que um bloqueio, mais do que uma coalizão de fragmentos - é uma revolta genuína do povo.” (Brad Will em sua última matéria de 16 de outubro de 2006. Fonte: CMI)